quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Semana Cultural Vozes Negras

           A Semana Cultural "Vozes Negras" foi a finalização das aulas e trabalhos realizados na Sala de Leitura  do período da manhã (ciclo interdisciplinar e autoral) e do Projeto Ritmos Brasileiros: Música e Movimento em 2015 . O objetivo foi mostrar a contribuição negra à cultura brasileira, por meios de seus ritmos e da literatura, fazendo a comunidade escolar entender a importância do negro na formação cultural brasileira e assim combater o  imaginário preconceituoso e de valorização apenas das contribuições brancas e europeias. .
Entendemos que o trabalho que trata das relações étnico-raciais devem ser trabalhadas durante todo o ano letivo e não apenas no mês da Consciência Negra, assim, durante todo o ano, procurou-se trabalhar o recorte étnico-racial em conformidade à lei 10639/2003 que prevê o trabalho pedagógico em torno da história e cultura africana e afro-brasileira. 
Foram trabalhados autores e artistas (Carolina de Jesus , Geni Guimarães,  Cartola, Xangô da Mangueira, Lia de Itamaracá), contos e lendas africanas, contos sobre a diversidade da beleza e diferentes origens étnicas  como o livro  Pedro Noite, além de poemas  e letras de rap que tratam da condição do negro em outros tempos e nos dias de hoje.

Durante esta semana (16 a 19/11/2015) tivemos dois momentos: Grupo de Capoeira de Angola Nzinga -Marimbondo Sinhá e Sarau Vozes Negras com literatura e apresentações musicais/ danças feitas pelos estudantes e para eles. 




1º Momento -  Grupo de Capoeira de Angola Nzinga

           O grupo iniciou contando um pouco da história do grupo e do nome "Nzinga" que foi a  rainha de Matamba e Angola, viveu de 1581 a 1663 e representa resistência à ocupação do território africano pelos portugueses que lá aportaram para o tráfico de escravos. Além disso,destacaram que no grupo há muitas mulheres e que a mestre também é mulher "Mestre Janja", afirmando assim a igualdade de gêneros como um valor do grupo. Contaram um pouco da história de Zumbi por meio de uma ladainha e em muitos momentos ensinaram as letras aos alunos e os ensinaram a cantar. Ouça abaixo a ladainha:


Houve outros momentos de interação com os alunos, alunas e funcionários, quando eles foram convidados a jogar capoeira tornando um momento cultural e educativo muito significativo.



Quer saber mais? Visite o site do grupo: http://nzinga.org.br/pt-br


2º Momento -  Sarau Vozes Negras

                   O sarau foi a finalização da semana com declamação de poemas de escritores afro-brasileiros (Conceição Evaristo, Geni Guimarães, Castro Alves entre outros) selecionados pelos alunos, apresentação da dança "Danda Lunda" de Margareth Menezes, orientada pela Professora Cleide e apresentação dos ritmos brasileiros Samba e Jongo com os alunos do projeto Ritmos Brasileiros, orientada pela professora Carolina.





          Parabéns a todos e todas envolvidos nesse projeto!
          Veja mais fotos do evento: 


Contribuição: POSL Carolina Cortinove Tardego

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.