quinta-feira, 3 de agosto de 2017

LEITURAÇO - 1º semestre 2017

LEITURAÇO


O "Leituraço" é um projeto que acontece na rede municipal e em nossa escola desde 2014. O projeto envolve todos os educadores e estudantes da escola e propõe  a escolha de livros e leitura simultânea em dias e horários combinados. O acervo escolhido procura valorizar a bibliodiversidade, isto é, a diversidade das narrativas culturais, como das populações afro-brasileira, indígena e imigrante, contribuindo assim para fortalecer as identidades de estudantes e educadores. Neste ano, no ciclo interdisciplinar e autoral, os resumos das histórias a serem lidas no dia combinado, foram disponibilizadas com antecedência para que os estudantes se inscrevessem na história que gostariam de ouvir. Após ouvirem as histórias, os estudantes realizaram atividades em várias áreas do conhecimento.


Resumo dos livros para os estudantes se inscreverem

                         
Português
 Lendas Urbanas Anna Claudia Ramos

"A LOIRA DO BANHEIRO E OUTRAS HISTÓRIAS"

Lendas urbanas são realmente um mistério. Você acha que elas ocorreram de verdade ou são apenas acontecimentos modificados pela imaginação popular?
A autora Anna Cláudia Ramos recriou as lendas urbanas "A loira do banheiro", "O homem do saco", "Maria degolada" e a "Gangue do Palhaço". 
Quem conta um conto, aumenta um ponto!
Os alunos foram convidados a conhecer as histórias da "Loira do banheiro", originária no Rio de Janeiro, e "Maria Degolada", de Porto Alegre, século XIX.

No dia 18 de maio de 2017, no período da manhã, aconteceu o Leituraço Interativo, com a escolha de títulos pelos alunos dos 5º e 6º anos. As inscrições para a atividade iniciaram-se quinze dias antes.
Na sala 18, sob a orientação da professora Rosemary Kasue Kanashiro Alves, houve a leitura dramatizada de dois contos do livro Lendas Urbanas, Anna Claudia Ramos, com a participação de alunos dos 6º B, C e D.





Professores: Rosemary  Kasue Kanashiro Alves
                       Gregory dos Santos Pina  
                                                                        
Leituraço – Educação Física




Professora: Sandra Aparecida Caniloi

Geografia
Durante a aula de geografia, no dia 04/05/2017, os alunos do 7ºB executaram uma atividade em dupla, de reescrita sobre a mulata de Córdoba. No dia 11/05/2017, foi realizado um trabalho de desenhos sobre Navio Negreiro, dando sequência no dia 25/05/2017 ao trabalho de grupo sobre o Leituraço, abordando vários temas das salas escolhido por eles.



Professora: Maria Oliveira Lobo

Informática

Nas aulas de informática, com alunos dos 3º anos, a POIE Maria Madalena exibiu as músicas "Chegança", de Antônio Nóbrega 
e "Pindorama" da Palavra Cantada



Para discutir a cultura indígena, miscigenação, influência de outros países. E na semana em que essas músicas e temas foram abordados, muitos indígenas foram mortos aqui no Brasil.
Também foi exibido um apelo de uma indígena sobre a questão da demarcação das terras indígenas e futuro dessa população. 
Essas letras de músicas foram analisadas pela professora Carmemdores, que leu, explicou, discutiu além de diversos textos do "O Brasil dos Índios" e os alunos produziram algumas ilustrações.


Professoras: Carmemdores Braga de Oliveira Agostinho
                     POIE Maria Madalena Sercundes

Língua Inglesa

Na aula de inglês com o 6° ano D foi desenvolvido como atividade do leituraço uma reescrita individual e ilustração da história do Chico Rei com objetivo de praticar a escrita através do universo literário.





Professora: Maria Cristina Bispo

Contribuição: POIE Maria Madalena Sercundes
                       POSL Carolina Cortinove

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.