sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Projeto: Aceita o Desafio?

Projeto: Aceita o Desafio?

JUSTIFICATIVA:
O projeto “Aceita o Desafio?” surgiu da curiosidade pelo “novo” de vários alunos em pesquisar, por conta própria, em curtos espaços de tempo, tutoriais, vídeos, a respeito de desafios que lhes foram lançados, nas aulas de Informática, que estavam atreladas aos cursos promovidos pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo aos Professores Orientadores de informática Educativa, em 2016. O projeto consiste em propor situações-problemas, onde existirão objetivos delimitados pela POIE, para que o aluno as resolva. Vários caminhos podem ser adotados para a resolução do desafio lançado. Ao longo desse processo, o aluno irá aprender a planejar, organizar, inferir, entender contextos entre causa e efeito; de maneira experimental, dedutiva, intuitiva, aprendendo vários conteúdos de diferentes áreas de conhecimento/disciplinas, utilizará as Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC, desenvolverá a autonomia no pensar e agir, o raciocínio lógico, a criatividade, o trabalho em equipe, socialização de ideias e ações. Os alunos participantes dos Ciclos Interdisciplinar e de Autoria realizarão o projeto no contraturno. É, portanto, uma maneira de inclusão do aluno na cultura digital, no desenvolvimento de diversas habilidades e competências, na valorização do protagonismo infanto-juvenil.

OBJETIVOS:
- estimular o desafio, a criatividade, o raciocínio lógico, o trabalho em equipe, a autoria, a autonomia, a ludicidade em diversas áreas do conhecimento;
- experimentar, testar hipóteses, realizar experiências a partir de tentativa e erro, para que o aluno possa aprender, divertir-se com esse processo;
- expor situações-problemas a fim de que consigam por meio de diferentes caminhos encontrarem soluções;
- formar alunos para atuarem no desenvolvimento de projetos para enriquecimento do currículo nas unidades educacionais da Rede Municipal de Educação;
- criar situações no laboratório de informática para o desenvolvimento de atividades em ambientes virtuais de aprendizagem;
- propiciar um ambiente de aprendizagem colaborativa e desenvolver o protagonismo infanto-juvenil;
- promover uma postura autônoma, criativa, investigativa, crítica nesses alunos frente aos desafios propostos no projeto.

Algumas atividades desenvolvidas em 2017:

- produção de uma lista com habilidades e competências que cada integrante do projeto possui para socialização e início de algumas atividades



- criação de games como labirintos e jogos matemáticos, utilizando o site https://scratch.mit.edu

Disponível em: http://emeftamandare2015.blogspot.com.br/search/label/Scratch


- raciocínio lógico, resolução de problemas, autoria, autonmia
- utilização de linguagem de programação na criação de jogos
- visite nosso ESTÚDIO - EMEF TAMANDARÉ - DRE JT https://scratch.mit.edu/studios/3006127/ e divirta-se aprendendo

lab ggg

- criação de objetos com o kit de robótica
- realização de hipóteses, ludicidade, trabalho colaborativo

- reutilização e reciclagem de fitas de DVDs 
- soltando a imaginação
- trabalho em grupo, socialização de saberes
- confecção de porta-trecos, reciclagem de fitas de DVDs e teclado
- troca de ideias, para criação de outros objetos







- alguns desafios alcançados


, EM BREVE MUITO MAIS, ACEITA O DESAFIO?

Contribuição: POIE Maria Madalena Iwamoto Sercundes

Um comentário:

  1. Parabéns Professora Maria Madalena! Gostei de ver esses estudantes sendo desafiados e usando a criatividade.

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