terça-feira, 8 de agosto de 2017

Projeto Música e Movimento

O projeto "Música e Movimento: iniciação à música e dança" ministrado pela professora Carolina Cortinove faz parte do Programa Mais Educação São Paulo. É oferecido aos alunos dos 3° e 4° anos no contraturno escolar e tem como objetivo iniciar as crianças no universo da linguagem musical e da dança, por meio da consciência do corpo e do movimento.
Sabemos que na escola o lugar do corpo muitas vezes fica restrito às aulas de educação física e aos intervalos. Por isso, pretende-se com o projeto criar mais momentos na escola os quais o corpo é entendido como elemento importante no desenvolvimento integral das crianças. Segundo o coreógrafo brasileiro Ivaldo Bertazzo :

“É o corpo como um todo, o lugar em que as ideias são formadas: elas se realizam nele e com ele. Todo raciocínio tem origem num complexo processo corporal, e sua realização pressupõe mínimos movimentos de nossos neurônios.” (BERTAZZO, 1998, p.28)

Como podemos ver, o corpo é fundamental, inclusive nos momentos que parece estamos imóveis, usando apenas a cabeça e o raciocínio! 
Nas aulas os estudantes participam de brincadeiras e propostas que contribuem para que tenham consciência de seu corpo e para experimentarem seus limites e potencialidades. 
Além disso, por meio de jogos e brincadeiras, os estudantes vão tomando contato com a linguagem musical e da dança. Também são apresentados diversos ritmos, compositores e compositoras, bandas brasileiras e estrangeiras com o objetivo de contribuir para a ampliação do repertório musical e cultural dos estudantes. A intenção é contribuir para  a valorização da música e a dança não só como fonte de prazer e entretenimento, mas também como forma de conhecer o mundo e sua cultura.
 

 Veja abaixo um pouquinho do que fazemos no projeto:

Brincadeira para a consciência das articulações



Criação coreográfica a partir de movimentos  (saltar, rolar e arrastar)







Referências Bibliográficas
SÃO PAULO (SP) Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Programa Mais Educação São Paulo: subsídios para a implantação/ Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo: SME/DOT, 2014.
BERTAZZO, Ivaldo, Cidadão corpo: identidade e autonomia do movimento, São Paulo, Summus, 1998.   

Contribuição: POSL Carolina Cortinove

Nenhum comentário:

Postar um comentário